As etapas do discurso deliberativo, segundo Aristóteles – parte II

citi-seu filho

Mais um exemplo das etapas do discurso deliberativo, de acordo com o esquema aristotélico:

1. EXÓRDIO. Para despertar o interesse, simpatia, o anúncio mostra preocupação com o filho do leitor. Mergulha no dia-a-dia corrido do homem moderno, que em busca de dinheiro fica sem tempo para nada, inclusive para jogar bola com o filho. Título: “Seu filho também não gosta quando o craque favorito dele só pensa em dinheiro.”

2. NARRAÇÃO. Nesse momento de discorrer sobre a idéia central do anúncio, eles afirmaram com propriedade: “Dinheiro é ótimo. Mas não pode monopolizar seu tempo, porque existem várias outras coisas ótimas à sua espera.”

3. PROVAS. Para provar que a afirmação é verídica, motivo de concordância e que eles estão do lado do cliente, mostraram seus atributos: “Por isso, quando você precisa de nós, fazemos tudo para resolver, pessoalmente ou pelo Citiphone Banking e terminais 24 horas no Brasil e no exterior.”

4. PERORAÇÃO. Na última fase, na hora de realmente ganhar o cliente, eles concluiram o raciocínio com ênfase: “Assim seu tempo rende e sua vida idem.” Depois de mostrarem-se desejados, chamaram para a ação: “Para ser cliente Citibank, ligue: 0800-727-2484.”

Esse anúncio da Fallon para o Citibank tem redação de Leandro Lourenção e direção de arte de Edinaldo Cebolinha Fernandes. A direção de criação é do espetacular Eugênio Mohallem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s